Gestão Ambiental

A Gestão Ambiental propõe ações preventivas como garantia de segurança em relação aos riscos que algumas atividades possam causar à saúde dos usuários e ao ambiente interno e externo do ambulatório.

Objetiva a conquista da qualidade ambiental, controlando todos os processos de suas atividades, a fim de construir uma cadeia segura e ambientalmente correta, que atenda à legislação local, e que esteja dentro do comprometimento de sua missão.

Você também é responsável pela preservação da vida!

Escolha o destino do seu lixo, ou melhor, de seu planeta dentro de sua casa e de seu ambiente de trabalho

 

O ambulatório possui o PGRSS, que é baseado nos princípios de não geração e minimização de resíduos, que apontam e descrevem as ações relativas ao manuseio, armazenamento e disposição final, reduzindo os riscos ao meio ambiente, em conformidade com a legislação vigente.

O PGRSS contempla os aspectos referentes à minimização na geração de resíduos, como:

  • Segregação
  • Armazenamento
  • Acondicionamento
  • Transporte temporário
  • Identificação
  • Tratamento interno e externo
  • Coleta
  • Disposição final

recicle

Pilhas e baterias contêm metais tóxicos que agridem o meio ambiente e trazem riscos à saúde pública. Quando depositados em lixões e aterros sanitários, esses resíduos que levam séculos para se decompor, podem vazar e contaminar os lençóis freáticos, o solo e os rios, causando danos às pessoas e aos animais.

 O AME Taboão da Serra possui pontos de coleta para descartes de pilhas e baterias para destinação correta.

O ambulatório tem como consequência a geração de resíduos perigosos, como químicos, em geral. Diante desse cenário, estruturas e processos foram adaptados, para que se tenham recipientes adequados para o descarte e armazenamento, sem risco de vazamento ou exposição ao colaborador e paciente.

Pela importância desses resíduos, o Ambulatório investe em treinamentos, aos colaboradores para a correta coleta desses resíduos, utilizando equipamentos de proteção individual necessário e tomando conhecimento de como agir em caso de derramamento. A destinação final é a incineração em local licenciado pelo órgão ambiental.

Dentre outras ações, o Ambulatório realiza periodicamente campanhas internas para conscientização dos colaboradores, quanto ao uso de água e energia, trabalha com metas de redução de consumo de água e energia anualmente e busca ações para a redução por meio de rotinas de inspeção de ar condicionado e luz acesa, aquisição de equipamentos mais eficientes, torneiras com temporizador, vasos sanitários com caixa acoplada e projetos ambientais.

Preocupado com o bem-estar do colaborador do AME Taboão da Serra que está suscetível a diversos fatores constantes de um ambiente ambulatorial, e buscando conscientizar a todos dos impactos ambientais decorrentes das atividades exercidas no AME, o setor de Segurança do Trabalho e Gestão Ambiental, com uma comissão de organização promovem anualmente a SIPATMA – Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho e Meio Ambiente.

No ambulatório, entre as ações ambientais praticadas pelos setores, está o reaproveitamento do papel impresso como rascunho. Impressos existentes e que não terão mais uso são transformados em blocos de anotações.

O destino final dos papeis é a reciclagem.

É o sistema de recolhimento de materiais recicláveis.

Reciclagem:

É o reaproveitamento dos materiais como matéria-prima para um novo produto.

Materiais Recicláveis:

  • Garrafas em geral, potes, jarros, vidros de conserva, de produtos de limpeza, garrafões, utensílios domésticos ( copos, travessas), etc.
  • Latinhas de cerveja, refrigerante, enlatados, arames, pregos, parafusos, fios, objetos de cobre, alumínio, chumbo, bronze, ferro, etc.
  • Jornais, listas telefônicas, folhetos, cadernos, revistas, caixas de papelão, sacos de papel, embalagens de leite, iorgute, sucos, etc.
  • Garrafas e embalagens plásticas, tubos, canos, potes de cremes e xampu, baldes, bacias, brinquedos, sacos, sacolas etc.

 Materiais Não Recicláveis:

  • Adesivos, etiquetas, fita crepe, papel carbono, fotografias, papel toalha, papel higiênico, papéis e guardanapos engordurados, papéis metalizados, parafinados ou plastificados.
  • Clipes, grampos, esponjas de aço, latas de tintas, latas de combustível e pilhas.
  • Cabos de panela, tomadas, isopor, adesivos, espuma, teclados de computador, acrílicos.
  • Espelhos, cristal, ampolas de medicamentos, cerâmicas e louças, lâmpadas, vidros temperados planos.

Benefícios da Reciclagem:

  • Conservação do meio ambiente;
  • Economia de matéria -prima;
  • Economia com mão de obra;
  • Preservação da natureza;
  • Geração de empregos, tanto a população não qualificada como para o setor industrial;
  • Diminuição de gastos: na limpeza urbana, no tratamento de doenças, no controle da poluição, na construção de aterros sanitários, na remediação de áreas degradadas, com a energia elétrica (necessária para gerar produtos a partir de matéria-prima bruta), entre outros.

A revelação de radiografias é um processo químico que merece atenção especial. Um dos elementos responsáveis, para que o processo de revelação ocorra é a prata presente na película que, mesmo após a revelação, permanece em sua superfície.

 O descarte adequado dessas películas garante que esse material retorne ao ciclo produtivo e não seja descartado de qualquer forma ou que fique confinado em um aterro sanitário.

Na empresa de reciclagem, após a lavagem das películas e retirada da prata, o material passa por um processo de secagem, e é transformado em diferentes tipos de material de escritório.

O projeto de coleta de películas de raios-X tem o objetivo de dar destinação adequada ao resíduo químico “Prata”, além disso, tem função educativa junto à Sociedade.