Imagem

Densitometria Óssea

 O que é? A Densitometria Óssea é um exame com análise computadorizada que contribui para a prevenção e o controle da osteoporose, tem como finalidade medir a densidade dos ossos, a fim de diagnosticar osteoporose e avaliar o risco de fraturas.

Como é feito o exame? É um procedimento simples e indolor, feito com o paciente deitado na mesa, devendo permanecer imóvel. O aparelho mede a densidade óssea por meio da detecção da extensão de absorção de fótons (partículas atômicas sem carga) por parte do osso, concebidos por baixos níveis de raios-x. 

 

Raios-X

 O que é? Os raios-x são radiações que, ao atravessarem os órgãos e tecidos, geram imagens do interior do corpo humano.

Como é feito? É um exame que registra a imagem de ossos, órgãos ou formações internas do corpo e serve para avaliar as condições de órgãos e estruturas internas.

As gestantes podem realizar raios-X? Os exames de raios-X utilizam radiação ionizante, por isso, apresentam restrições para gestantes. No caso de gravidez ou suspeita de gravidez, o médico deverá ser informado desse fato.

 

Ultrassonografia

O que é? Pela ultrassonografia, pode ser realizada uma variedade de diagnóstico por imagem, no qual as ondas acústicas são utilizadas para rastrear estruturas do corpo humano, permitindo a visualização de órgãos profundamente localizados no abdômen – como os rins, o fígado e o pâncreas – bem como estruturas de localização superficial, como a glândula tireoide, as articulações, os olhos, a pele, etc.

Como é feito? Na região a ser visualizada, será aplicado um gel, em seguida, o médico irá passar um aparelho – transdutor em toda a região.

 

 

Mamografia

O que é Mamografia? É a radiografia das mamas, sendo o principal método de imagem para o rastreamento do Câncer de Mama.

Como é realizado:

001

Mamografia é uma imagem radiográfica da mama, produzida através de um aparelho de raio-X conhecido como mamógrafo.

 

002

É necessário tirar a roupa da cintura para cima, por isso a indicação de comparecer com roupas de fácil manuseio.

 

003

 

Normalmente, o médico faz pelo menos duas radiografias de cada mama.

 

004

 

O posicionamento correto durante a  mamografia aumenta a probabilidade de identificar tumores.

 

005

O raio-X pode detectar alterações na mama, como nódulos, cistos e microcalcificação.

 

006

Como a mama é comprimida pelo mamógrafo, não é recomendado fazer o exame no período menstrual, quando a mulher fica mais sensível à dor.

 

007

 

Uma indicação é que a paciente não use desodorante, perfume ou talco no dia da mamografia, que podem deixar resíduos que interferirão nos resultados.

 

008

A mama é posicionada vertical e horizontalmente no aparelho.