Ambulatório

O Ambulatório Médico de Especialidades de Taboão da Serra é referência para a região de Taboão da Serra e Embu das Artes, além de abranger mais 15 municípios do entorno como Osasco, Juquitiba, Vargem Grande Paulista, Cotia e Itapecerica da Serra, atendendo aproximadamente uma população de 2,5 milhões de pessoas.

Com 3.359 m² distribuídos em 1.979,57 m² de área construída em dois pavimentos, possui consultórios de atendimento médicos, sala para pequenos procedimentos, sala de recuperação, salas para realização de curativos e salas para realização de diversos exames.

Desde a sua inauguração o AME Taboão da Serra, busca a excelência do serviço público de saúde, atuando com compromisso nas ações de responsabilidade social, transparência e pela eficiência na gestão ambulatorial.

Atendimento assistencial especializado visando o diagnóstico precoce de patologias, por meio de consultas ambulatoriais e realização de exames de apoio diagnóstico a pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS/SP, contribuindo, desta forma, para melhorias na satisfação do usuário SUS em relação à acessibilidade e qualidade da assistência.

Localização das unidades:

Localização do Pavimento Térreo: Recepção Principal e Sala de Espera dos Pacientes, Salas de Ortopedia e Exames de Imagem: Raios-X, Mamografia e Densitometria Óssea, Serviço de Coleta Laboratorial, Sala de Atendimento a Emergências, Sala de curativo, Consultórios, S.A.U. (Serviço de Atendimento ao Usuário), Agendamento, Central de Regulação e Serviço Social.

Localização do Pavimento Superior: Recepção, Consultórios, Exames de Ecocardiografia, Eletrocardiografia, Holter 24 horas, MAPA e Teste Ergométrico, Salas de Atendimento de Nutrição e Psicologia, Exames de Audiometria, BERA e Eletroencefalografia, além de Salas para Procedimentos de Endoscopias/Colonoscopia e Pequenos Procedimentos.

HUMANIZAÇÃO

O Ambulatório Médico de Especialidades de Taboão da Serra segue as diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) – Humaniza SUS.

A partir de 2003, a humanização foi implementada pelo Ministério da Saúde, vem construindo com gestores, trabalhadores e usuários, alternativas nos modos de produzir a atenção e gestão em saúde, buscando superar algumas dificuldades existentes no processo de implantação e consolidação do Sistema Único de Saúde.

Os valores que norteiam essa política são a autonomia e o protagonismo dos sujeitos, a corresponsabilidade entre eles, o estabelecimento de vínculos solidários, a construção de redes de cooperação e a participação coletiva no processo de gestão.

Na saúde, a ambiência refere-se ao tratamento dado ao espaço físico, entendido como espaço social, profissional e de relações interpessoais que deve proporcionar atenção acolhedora, resolutiva e humana.

O Ambulatório Médico de Especialidades de Taboão da Serra tem em suas diretrizes a valorização da ambiência, com organização de espaços saudáveis e acolhedores a seus pacientes e acompanhantes.

O Prontuário Transdisciplinar é uma das diretrizes operacionais do PNH proposta em 2004; estimula e fortalece o trabalho em equipe e o diálogo entre os profissionais, favorecendo troca de conhecimentos, inclusive com os doentes e familiares. Contribui também para a produção de vínculos para o fortalecimento do sentido de grupo (fomento da grupalidade), que visa a sustentar as construções que foram elaboradas coletivamente, além de estimular o empenho no trabalho (fomento do protagonismo).

O Ambulatório Médico de Especialidades de Taboão da Serra tem instituído a ficha de evolução multiprofissional, incentivando todos os profissionais responsáveis pela assistência a registrarem os atendimentos e decisões no prontuário.