Ambulatório AMETS

O Ambulatório Médico de Especialidades de Taboão da Serra é referência para a região de Taboão da Serra e Embu das Artes, além de abranger mais 15 municípios do entorno como Osasco, Juquitiba, Vargem Grande Paulista, Cotia e Itapecerica da Serra, atendendo aproximadamente uma população de 2,5 milhões de pessoas.

Com 3.359 m² distribuídos em 1.979,57 m² de área construída em dois pavimentos, possui consultórios de atendimento médicos, sala para pequenos procedimentos, sala de recuperação, salas para realização de curativos e salas para realização de diversos exames.

Desde a sua inauguração o AME Taboão da Serra, busca a excelência do serviço público de saúde, atuando com compromisso nas ações de responsabilidade social, transparência e pela eficiência na gestão ambulatorial.

Atendimento assistencial especializado visando o diagnóstico precoce de patologias, por meio de consultas ambulatoriais e realização de exames de apoio diagnóstico a pacientes do Sistema Único de Saúde – SUS/SP, contribuindo, desta forma, para melhorias na satisfação do usuário SUS em relação à acessibilidade e qualidade da assistência.

Localização das unidades:

Pavimento Térreo

Pavimento Superior

Humanização

O Ambulatório Médico de Especialidades de Taboão da Serra segue as diretrizes da Política Nacional de Humanização (PNH) – Humaniza SUS.

A partir de 2003, a humanização foi implementada pelo Ministério da Saúde, vem construindo com gestores, trabalhadores e usuários, alternativas nos modos de produzir a atenção e gestão em saúde, buscando superar algumas dificuldades existentes no processo de implantação e consolidação do Sistema Único de Saúde.

Os valores que norteiam essa política são a autonomia e o protagonismo dos sujeitos, a corresponsabilidade entre eles, o estabelecimento de vínculos solidários, a construção de redes de cooperação e a participação coletiva no processo de gestão.

Ambiencia

Prontuário transdisciplinar e Projeto Terapêutico
BERA / PEATE (Potencial Evocado Auditivo de Tronco Encefálico)

O BERA é um exame que permite determinar se há perda auditiva e precisar o tipo e a configuração da perda.

Tem por objetivo avaliar a integridade funcional das vias auditivas nervosas, desde a orelha interna até o córtex cerebral.

É possível saber se a perda auditiva é decorrente de lesões na parte anterior à cóclea, no nervo auditivo ou no tronco encefálico.

O BERA é um teste indolor, não invasivo, podendo ser realizado em crianças e adultos.

Também pode ser utilizado para monitoramento das funções mencionadas em pacientes em estado de coma, onde são colocados fones para que o paciente receba os sons e pequenos eletrodos que irão registrar os impulsos elétricos gerados como reação aos estímulos sonoros recebidos.

Em adulto, o exame deve ser realizado no paciente deitado, o mais relaxado possível e em crianças, o exame é realizado durante o sono natural, sem sedação.

Assistência Multiprofissional e Transdisciplinar

Desde o início da gestão SPDM, o AME Taboão da Serra busca o desenvolvimento de uma assistência digna, humanizada e baseada no respeito às pessoas.

A implementação da Política Nacional de Humanização (PNH) – Humaniza SUS, pelo Ministério da Saúde em 2003, veio complementar e certificar as ações já realizadas pelo AME Taboão da Serra na valorização das pessoas, na promoção à saúde e na busca constante pela qualidade na assistência multiprofissional e transdisciplinar.